9 de ago de 2013

Book Survey

Roubei Peguei essa tag do Quase Inédita, da Mimis, que originalmente pertence ao The Dusty Attic, da Maru. :) Sobre as tags que tinham me indicado, eu acabei decidindo não fazer. Desculpa. Enfim,essa tag é composta por  mais de 50 perguntas sobre hábitos literários. Não vou indicar ninguém porque eu nunca indico ninguém mesmo, mas quem quiser fazer, adoraria que me deixasse o link pra eu ler sobre os seus hábitos também. 

Facebook
Achei aqui
1. Livro de infância preferido?
Harry Potter e a Pedra Filosofal. 

2. O que você está lendo agora?
Guia do Mochileiro das Galáxias Vol.1 - Douglas Adams.

3. Que livros você quer emprestar na biblioteca?
Nenhum, faz tempo que não vou numa biblioteca. :c Mas pretendo em breve, heh.  Em compensação, a livraria é o lugar onde eu passo mais tempo no mundo, fora a escola. 

4. Hábito de leitura ruim?
Vivo estragando cantos de livros porque gosto de levá-los na bolsa. 

5. Qual foi o último livro que pegou na biblioteca?
Não faço a mínima ideia. Sério. 

6. Você tem um e-reader?
Por mais que ache prático, sempre acho que está faltando alguma coisa quando baixo um livro pelo computador, mesmo ele sendo bom. Então não, não tenho e-reader e nem teria se pudesse. 

7. Você prefere ler um livro por vez ou vários de uma vez?
Não tenho aquilo de confundir as histórias, mas prefiro um livro por vez porque 1) Não tenho muito tempo pra ler mais do que um livro e 2) Tenho um sentimento bem estúpido de me sentir culpada quando estou lendo dois ou mais livros de uma vez e começo a ler um deles com mais frequência. É. 

8. Seus hábitos literários mudaram desde que criou o seu blog?
De certa forma, sim. Nunca dou muita bola quando me recomendam um livro, mas gosto de ler resenhas de outros blogs, então acabo descobrindo livros legais e quando os vejo na livraria, sempre dá um interesse maior do que teria se nunca tivesse ouvido falar. 

9. Qual foi o livro que você menos gostou de ler esse ano?
O Maravilhoso Mágico de Oz, de L. Frank Baum. Gosto de ficção, gosto de contos, gosto de Oz. Mas foi mal L. Frank, seu livro é impossível de terminar. 

10. Livro preferido que leu este ano?
Não me lembro se li As Vantagens de Ser Invisível esse ano ou ano passado, então acho que Perfeitas - Sara Shepard. 

11. Com que frequência você lê fora da sua zona de conforto?
Faço bastante isso, na verdade. Gosto daquele tipo de livro que eu tenho certeza que vou gostar só de ter visto a capa ou as primeiras linhas da sinopse, sendo ele um tema que eu costumo ler ou não. Quando não tenho muita certeza se vou gostar do livro, eu acabo baixando ou pegando emprestado, leio umas 20 páginas e se gostar, eu compro depois. 

12. Qual é sua zona de conforto literária?
Pra falar a verdade, não tenho bem uma zona de conforto. Eu gosto de histórias sobre pessoas especiais, sobre pessoas incomuns, mas acima de tudo, eu gosto de ler

13. Você consegue ler em ônibus?
A guria aqui não costuma pegar ônibus, heh. 

14. Lugar preferido para ler?
Minha cama. :)

15. Qual é a sua política de emprestar livros?
Sou muito, muito, muito ciumenta. Só empresto quando sei que a pessoa vai cuidar bem do livro, e mesmo assim ainda sinto falta dele na minha estante enquanto não ela não devolve. 

16. Você faz orelhas nos livros?
Não. Primeiro porque cuido deles excessivamente, segundo porque gosto de colecionar marcadores de livros, então não tem muita necessidade de fazer isso. 

17. Você já escreveu nas margens dos livros?
Não, mas não acho tão ruim quando escrevem, desde que seja a lápis. Na biblioteca que costumava ir, vários livros vinham assim, mas nunca criei esse hábito. quando gosto de alguma frase, anoto num caderno bonitinho que eu tenho ou coloco um post it na página da frase.

18. Nem mesmo em livros didáticos?
Tá, confesso: 90% das páginas dos meus livros didáticos estão com desenhos/letras de música em algum canto da página. 

19. Em que língua você prefere ler?
Português. Não consigo me concentrar por muito tempo quando o livro é em inglês. .-. 

20. O que faz você amar um livro?
Quando eu me apego tanto aos personagens a ponto de pensar ''Aquele personagem ia gostar disso'' ou ''Isso é a cara dele!'', de desenhá-los no meu caderno de desenho. Gosto da sensação de ficar ansiosa pra chegar em casa só pra poder terminar um livro, do cheiro deles novos (por mais que o cheiro de livros velhos também me agrade), de ficar pensando o que mais pode acontecer na história. Gosto de muita coisa, heh.

21. O que te inspira a recomendar um livro a alguém?
Demorei pra responder essa. Acho que gosto de recomendar livros pra pessoas queridas com gostos parecidos. Ou simplesmente quando quero alguém pra poder falar do livro comigo e gostar dele tanto quanto eu. Há livros com histórias tão legais que eu fico com ciúmes quando alguém lê (mais um sentimento estúpido da minha parte, mas enfim, sou só eu), mas também tem aquelas histórias que merecem ser compartilhadas, sabe?

22. Gênero/tema preferido?
Romance, ficção, histórias intrigantes (acho mesmo que isso deveria ser considerado um tema oficial. Tipo uma estante na biblioteca/livraria só pra histórias intrigantes. Seria demais) e/ou melancólicas. 

23. Gênero que você raramente lê?
Dramas e ficção (por mais que esse último seja um dos meus gêneros favoritos, sou muito seletiva com livros do tipo).

24. Biografia preferida?
Nunca li nenhuma e não pretendo ler. A única que me interessa no momento é a biografia do Tim Burton, mas ela é tão cara que é melhor eu fingir que continuo desinteressada. 

25. Você já leu livros de auto-ajuda?
Não. Ás vezes eu me pergunto se livros de auto-ajuda são mesmo pra ajudar os leitores, ou um autor não-muito-criativo sem dinheiro, ou uma editora sem muito dinheiro ou o autor com problemas psicológicos que se sente melhor quando fala sobre os próprios problemas e como resolvê-los. 

26. Livro preferido de culinária?
A única coisa relacionada a culinária que eu faço é ler o blog I Could Kill For Desert (em parte porque a blogueira é muito fofa, em parte porque as receitas são fáceis/boas) e fazer brownies e cookies cujas receitas eu já sei de cor, heh. 

27. Livro mais inspirador que leu esse ano (ficção ou não-ficção)
Quem é você, Alasca?  do John Green. A história não é tão inspiradora assim, mas aborda vários assuntos que me fizeram pensar mais do que qualquer outro livro. 

28. Petisco preferido enquanto está lendo?
Chá de maçã e chocolate meio amargo. 

29. Diga um caso em que a fama do livro destruiu a sua experiência.
Não vou dizer que ~destruiu minha experiência~, mas a fama que A Culpa é das Estrelas vem fazendo me incomoda demais. Tem tantas garotas que só leem o livro por causa do casal e não entendem nada além disso, ignoram a profundidade da história e tal. Mas fazer o quê, eu li no Tumblr do tio Green que, enquanto as pessoas gostarem do livro, ele não se importa com nada disso. Se ele não se importa, eu ando tentando não me importar também. Vivo relendo ACEDE, por sinal. 

30. Com que frequência você concorda com críticas dos livros?
Gosto de ler resenhas tanto antes quanto depois de ler algum livro. Mas acho muito chato quando a pessoa assume realmente a palavra  ''crítica'' e aponta mais os defeitos mínimos do livro do que as partes boas só pra bancar o intelectual-que-ama-Shakespeare-e-Dan-Brown. 

31. O que você acha sobre dar feedback negativo sobre um livro ou fazer uma review negativa?
Justo, se a pessoa não gostou mesmo. É bom ver um ponto de vista diferente. 

32. Se você pudesse ler em outra língua, qual seria?
Francês. 

33. Qual o livro mais intimidante que você tem?
Morte Súbita, por ser um livro adulto. Já vieram umas três pessoas me dizer que eu não devia lê-lo. Pessoalmente, adoro esse livro. 

34. Livro mais intimidante que você está nervoso para começar?
A Peste, de Albert Camus, por ser de Albert Camus e por ser, hum, enorme.

35. Poeta preferido?
Paulo Lemiski (e essa é a hora em que eu digo obrigada pra minha irmã por ter me emprestado/dado um livro dele pra mim). 

36. Qual foi a maior quantidade de livros que você pegou da biblioteca de uma só vez?
Três, porque é esse o limite da biblioteca que eu costumava ir. 

37. Quantas vezes você devolveu livros que não leu à livraria?
Não muitas vezes, que eu me lembre. 

38. Personagens preferidos da literatura?
Colin e Hassan, de Teorema Katherine, Hazel, de A Culpa é das Estrelas, Alasca, de Quem é Você, Alasca?, todos do John Green; Gina e Harry, de Harry Potter; Violet, de Desventuras em Série (Lemony Snicket).

39. Vilão preferido:
Voldemort, de Harry Potter e -A, da série Pretty Little Liars, que pode muito bem ser considerado o vilão da história pelo tanto que ele(a) já ferrou com a vida das garotas da série. 

40. Livros que você leva em viagens:
Livros mais leves, pra poder levar uma quantidade maior. c: 

41. O maior tempo que você ficou sem ler livros:
Sempre fico sem ler em maio/junho e outubro/novembro, porque é a época das minhas provas finais, haha. 

42. Um livro que você não terminou de ler:
Oliver Twist, do Charles Dickens. Por mais que seja um dos meus autores favoritos, o exemplar que eu tenho é em inglês, e acabei desistindo de ler. Ainda quero dar uma segunda chance pra ele, mas livros em inglês realmente me cansam. 

43. O que te distrai quando você está lendo?
Os barulhos (infinitos) do meu vizinho ou a Bijou (minha gata). Quando estou lendo num sofá da livraria ou numa pracinha, às vezes eu paro de ler pra observar as pessoas ao redor, mas não acho que dá pra considerar como distração. 

44. Adaptação preferida para filme?
Harry Potter e o Cálice de Fogo (é meu filme preferido da série). Eu até diria As Vantagens de Ser Invisível por amar de verdade esse filme, mas ainda acho que algumas partes cruciais ficaram faltando. :~

45. Maior decepção com adaptação para filme?
Percy Jackson e O Ladão de Raios. Sem comentários. 

46. Maior quantidade de dinheiro que já gastou numa livraria?
79 reais. A guria aqui² depende da mãe meio pão dura pra comprar livros, então nunca dá pra gastar muito mais que 40 reais num livro. 

47. Quantas vezes você folheia um livro antes de ler?
Não muitas.Gosto de me surpreender com a história. 

48. O que te faz parar de ler um livro na metade?
Uma narração mal-feita ou uma história ruim mesmo.

49. Você gosta de manter seus livros organizados?
Sim! Guardo eles por ordem de tamanho. 

50. Você prefere guardar os livros ou dá-los para alguém assim que terminou de ler?
Só guardo o livro na minha estante quando gosto mesmo dele. Os livros paradidáticos, por exemplo, eu boto no quarto de estudos e quero vendê-los assim que possível. Mas nunca dei um livro. 

51. Tem algum livro que você está evitando ler?
O Poeta do Exílio, da Maria Lajolo, porque é um daqueles livros super interessantes e super bem escritos que te obrigam a ler na escola pra fazer uma prova sobre ele depois e tal. 

52. Um livro que te fez ficar com muita raiva.
Harry Potter e a Ordem da Fênix, porque o próprio Harry passa mais da metade do livro zangado. Eu adoro a Ordem, mas sempre tive a impressão de que, mesmo que seja o livro mais longo da série, não acontece muita coisa nele. 

53. Um livro que você não esperava gostar mas gostou?
Querido Diário Otário, Vol. 1. Sei que é um livro bem infantil, mas é o único que me lembro de ter comprado só pra ter alguma coisa pra ler quando era menor e acabei querendo a série inteira depois. 

54. Um livro que você esperava gostar e não gostou?
A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder e Klaus Hagerup. Foi um presente da minha irmã e eu esperava gostar poque 1) A Capa é muito bonitinha; 2) O título era interessante; 3) É do mesmo autor de O Mundo de Sofia, que é famoso por ser muito bom e todo mundo sabe disso. Mas foi uma total decepção, gente. A história é péssima. 

55. Literatura prazerosa preferida, sem culpa?
Todo e qualquer livro do John Green ou da Sara Shepard. 

6 comentários:

  1. "Há livros com histórias tão legais que eu fico com ciúmes quando alguém lê" hahaha tão eu!! A minha irmã quer ler Carrie, a Estranha e eu não deixo haha acho esse livro tão foda!! Morro de ciumes. Paguei 20 reais na biografia do Tim Burton (O estranho mundo de Tim Burton) que na verdade é mais várias resenhas de todos os livros dele mas valeu a pena! E sempre quis ler a série inteira de Desventuras em série, mas achava ele muito caros para serem tão pequenos, hehe
    Bjss
    alien-days.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto muito A Ordem da Fênix, é muito ~ódio~ e pouca ação, daí tu fica te arrastando D: Eu não gostava d'O Cálice de Fogo quando eu li (13 anos, sei lá), mas hoje com 21 eu acho que é o livro que tem mais situações legais do que os outros, que se focam numa coisa só hmm

    ResponderExcluir
  3. CARA, como é que tu me fez ler isso TUDO? Sem brincadeira. Só tenho uma coisa a dizer: "28. Petisco preferido enquanto está lendo?
    Chá de maçã e chocolate meio amargo." PFFFFFFFFFFFFFFFFFFFTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT *RISOS RISOS RISOS RISOS RISOS RISOS RISOS RISOS* SOS SOS SOS SOS SOS
    UAHRUIHUHSDUHDUS
    zuera.
    fica querendo ser culta.
    zuera.
    BJS
    Hey Debee

    ResponderExcluir
  4. PERAÍ VOCÊ ACHA QUE NÃO ACONTECEU TANTA COISA NA ORDEM DA FÊNIX? COMO ASSIM? ORDEM DA FÊNIX É DEMAAAAAAAAAAAIS
    Haha, pior que é meu livro preferido do Harry justamente por ser o mais agitado <3 Começa eles só se dando mal e tal e VRUHHSHHH REVOLUTIONNNNNN e nossa, é demais <3

    Eu adorei esse tag, estou com mil e quinhentas pra fazer mas acho que vou passar essa antes XD

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de ter esse hábito de leitura, queria ler tantos livros mas e minha má vontade num deixa! Acho que Guia do Mochileiro das galaxias deve ser incrivel, e tb não tenho noção qual ultima vez que peguei livro na bilbioteca sem ser esses academicos!

    Beijos
    Nem Rock Nem Roll

    ResponderExcluir
  6. Adorei a tag, amo tags literárias <3 Também não curto e-readers, acho super sem graça asiuahsiha
    Anne
    butanneway.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi. c: Comentários são o que fazem desse blog especial, então... seja legal, tá?