19 de jul. de 2013

Eu e Você (Yo e te)


Eu e Você (Io e Te) - Poster / Capa / Cartaz

Semana passada eu vi Eu e Você, do cineasta super premiado Bernardo Bertolucci e fiquei louca pra falar sobre ele pra vocês. Eu simplesmente amei demais o filme e quero colocar na minha coleção de DVDs. Dei cinco estrelas do início ao fim.




Como eu disse, o diretor é bastante famoso, então muita gente esperava mais coisas do filme, que aliás, por mais que tenha um nome super sugestivo, não é um romance.Vi muitos comentários dizendo que é um filme fraco, lento, e gente comparando com as outras obras do diretor ou com o livro (de mesmo nome) no qual o filme foi baseado. Acho isso de comparar muito errado, por isso nem dei a mínima. E sobre o livro, bom, eu já desencanei de exigir total fidelidade aos livros quando vejo filmes desse tipo. 90% do cinema de hoje em dia é baseado em livros, muitos deles premiados, mesmo não sendo lá muito fiéis. Pra assistir esse filme, a pessoa precisa ter certa sensibilidade (não paciência), largar os conceitos de realidade e se concentrar na mentalidade do personagem principal. 


Eu e Você conta a história de Lorenzo, um garoto de 14 anos (só eu que me sinto mais confortável com o filme quando o personagem tem a minha idade? HEH) que não tem amigos na escola e não se dá muito bem com os pais. Assim, quando chega o feriado de inverno, ele finge que vai esquiar com os colegas da escola, mas na verdade se esconde no porão de seu prédio, e pretende ficar ali, isolado das pessoas que tanto te irritam, até o fim do feriado. Acontece que, logo nos primeiros dias, ele recebe a visita da meia-irmã Olívia (Tea Falco), e é assim que o filme se desenrola. 





Tenho que confessar que o início do filme é, sim, meio lento e até um pouquinho confuso se você não tiver lido a sinopse, mas acho que Bertolucci quis apresentar melhor o personagem, já que (felizmente) não há narração, nem pessoas falando diretamente sobre ele. É tudo aos olhos do Lorenzo. O filme é todo cheio de detalhes, e acho que foi por isso que gostei tanto.Ao longo da história, aparecem obras (fotografias) da personagem Olívia, que na verdade são obras reais da atriz, que é uma ótima fotógrafa. A trilha sonora, com The Cure, David Bowie, Arcade Fire (!!!!), também foi um toque super especial, principalmente no início. Ela é tão presente durante a história que acaba mostrando a personalidade e os sentimentos dos personagens. Também gostei do realismo do filme: do Lorenzo comprando Nutella como qualquer pessoa normal (se bem que faz sentido, já que o filme é italiano e a Nutella também é) e da forma como não tiveram o trabalho de esconder as espinhas do garoto. Ele é um adolescente, afinal.




Como eu disse, o filme não é um romance. Até porque isso de amor entre meio-irmãos é coisa de novela da Globo. É sobre o amor entre dois meio-irmãos, e sobre tudo o que eles passam juntos. Os diálogos, os choros, os risos, tudo acaba sendo muito especial. E é por isso que eu super recomendo esse filme. (:

Espero que tenham gostado da resenha e que assistam. Quem assistir me conta o que achou, tá? c: Ah, eu achei o trailer em HD aqui. 

beijos infinitos!
Becky

6 comentários:

  1. Hey, flor!
    Conheci seu blog agora e amei ele *-* Me identifiquei!
    Já estou participando!
    Não conhecia esse filme, mas fiquei interessada. Parece ser bom... E a trilha sonora me atraiu demais <3 ( AMO BOWIE)
    Bjoooo

    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a proposto do filme. Realmente devemos olhar para o lado mais crítico. Os filmes de hoje realmente não são fiéis aos livros e etc... Gostei da sugestão! :3

    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse filme, realmente parece ser bom hahahah hoje em dia é muito difícil achar um filme que me agrade, sacomené? u____u Mas enfim... Pretendo assistir com certeza AHAUAHAHAHAUH

    ResponderExcluir
  4. Aw que legal, acredita que nessas férias, eu também assisti um filme italiano? Chama-se "A Vida É Bela" e eu achei muito bom, a temática é a 2ª Guerra Mundial, campos de concentração e tal, sabe? Eu não aprendi sobre isso ainda mas consegui entender basicamente o enredo (graças ao meu pai shuahus). Não tinha ouvido falar sobre o filme que você falou, mas me interessei bastante por ele! Beijos!

    http://meninamoderna-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tava louca pra ver um filme e agora que li seu post vou correndo ver, a história parece ser bem interessante.
    the-regins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fiquei pasma quando li que não é um romance. Quer dizer, o pôster e o trailer deixam essa impressão! Ao ver as fotos do filme, pensei que o Lorenzo tinha alguma deformação facial, que era sozinho, etc, porque no meu computador estavam com uma qualidade um pouco ruim, e as espinhas pareciam cicatrizes... A história é bem diferente de qualquer outro filme que já vi, talvez eu assista, embora não chame muito minha atenção... =P Recentemente assisti O Homem de Aço, a resenha tá lá no blog!
    sanduichedeassunto|blogspot

    ResponderExcluir

Oi. c: Comentários são o que fazem desse blog especial, então... seja legal, tá?